Cultura

07:56 Unknown 2 Comentarios

   A cultura nordestina é bastante particular e típica, apesar de extremamente variada. 
Sua base é luso-brasileira, com grandes influencias africanas, em especial na costa de
Pernambucoa Bahia e no Maranhão, e ameríndias, em especial no sertão semi-árido. 
Alguns aspectos culturais:
Carnaval - O carnaval nordestino e um dos carnavais que atraem mais quantidades de 
 pessoas do mundo , principalmente em recife e salvador.
 Culinária nordestina - A culinária nordestina é bem diversificada e se destaca pelos    temperos fortes e comidas apimentadas. 

Alguns dos Pratos:
Tapioca;
Acarajé;
Vatapá;
Moqueca de peixe, ostra e camarão;
Buchada de bode;
Baião de dois;
Macaxeira ("aimpim ou mandioca" em outros lugares);
Mariscos e moluscos;
Lagosta;
Fritada de siri;
Paçoca (de carne);
Caruru;
Carne-de-sol;
Queijo coalho;
Cuscuz de Milho

CARNAVAL

O carnaval nordestino e um dos carnavais que atraem mais quantidades de pessoas do 
mundo , principalmente em recife e salvador.
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem 
sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um 
significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval . O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e 
Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.  Os desfiles de 
bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade 
durante o carnaval. 
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e 
grupos típicos da região. 
O carnaval de Salvador é a maior festa popular do planeta e bate recordes contando com mais de 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) foliões em seis dias de festa.A Bahia voltaria a ser berço de outro gênero musical na década de 80, com a criação da axé music, tendo como precursores Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Timbalada e Olodum.


Cavalo Pianco
É original do município de Amarante (PI). Os negros da beira do rio Canindé, para afugentar o sono nas noites de luar, costumam dançar imitando o trote de um cavalo manco. Cavalheiros e damas, aos pares, formam um círculo e vão trotando alegremente, ora bem compassado, batendo firme no chão, com o pé esquerdo, ora apressado, sempre trocando os pares.


Bumba-meu-boi
Ocorre em todo o Brasil, sendo o Nordeste apontado como seu nascedouro. Com variações significativas de nome, adereços, músicas, ritmo, dança... mas o enredo é sempre o mesmo: "Catirina grávida deseja comer a língua do boi do Capitão".
O Estado do Maranhão é quem se destaca nessa manifestação folclórica.Existem mais de 200 bumbas-meu-boi distribuídos nos sotaques (tipos) de orquestra, matraca, pandeirão, zabumba e costa de mão. O Estado do Maranhão exportou essa brincadeira para o Estado do Amazonas que com o processo de aculturação transformo-se no boi bumbá. Dessa forma,segundo pesquisas a origem do boi bumbá é do bumba-meu-boi do Maranhão.


Festas Juninas
São João é sem dúvida o festejo mais comum na região. Campina Grande e Caruaru disputam o título de maior São João do mundo: em ambas as cidades os festejos duram o mês de junho inteiro. Outras cidades, como AracajuJuazeiro do NorteMossoróTeresina e Patos possuem comemorações mais modestas (cerca de quinze dias), e disputam o título de terceira maior festa. Os fogos são uma das principais atrações. Os mais conhecidos são a Estrelinha, o Marcianito e os fogos de Artifício. Além dos devários fogos temos a dança, como a Quadrilha e o Forró.

Humor
Ceará se sobressai no humor. Além de Chico Anysio, nasceram no estado Tom CavalcanteRenato Aragão e Adamastor Pitaco, entre outros. Além dos cearenses destacam-se, dentre muitos, os paraibanos Shaolin e Zé Lezin, os norte-rio-grandenses Mução e Espanta, além da dupla Dirceu Andrade & Amaury Jucá e João Cláudio Moreno do Piauí.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura do Nordeste Brasilleiro

2 comentários:

  1. O Nordeste é realmente um celeiro de cultura musical e humorística.
    Muito bem!
    Abraço,
    Profª. Izabel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Ele mostra as coisas lindas e a cultura bela do nordeste brasileiro. Eu costumo dizer que a cultura nordestina está entre as mais belas do Nosso Brasil. Na verdade, essa região tem festa durante o ano inteiro, pois isso faz parte do contexto cultural do Brasil.

    ResponderExcluir

Página inicial